↧
Batalhão de policiamento de Choque - BPCHOQUE da PMRN
↧
Polícia Militar do Estado da Bahia - PMBA
Visitando os Estados tenho a oportunidade de ver pessoalmente os detalhes dos veículos e suas identificações.
A linha curva que acompanha a lateral do veículo que pensava ser o maior problema deste projeto, foi facilmente solucionado com o recorte da fita adesiva na largura desejada, o que facilita a aplicação do azul e do cinza, e como o modelo é branco, retirando a fita, a pintura estará concluída.
Tintas utilizadas
↧
↧
Hospital Central Coronel Pedro Germano - HCCPG
↧
Miniaturas RN 2015
↧
Viaturas da PMRN de 2003 a 2011, padrão das "Estrelas".
Este padrão de pintura com estrelas laterais, foi implantado a partir do ano de 2003 e permaneceu oficial até 2011 quando na mudança de governo foi aprovado o padrão atual definido pela própria PMRN.
Embora com mais de cinco anos do último veículo ter sido pintado com as "estrelas", ainda é possível encontrar circulando, principalmente no interior do Estado, algumas viaturas com este padrão.
↧
↧
Compartilhando Experiências 01
↧
História da PMRN através de suas viaturas, parte 6
↧
Compartilhando Experiências 02
↧
Companhia Independente de Prevenção ao uso de Drogas - CIPRED
↧
↧
Compartilhando Experiências 03
↧
Policiamento Rodoviário Estadual - PMRN
Esta S10 da Roma Brinquedos tem se mostrado uma base interessante para a reprodução dos modelos, suas partes mais detalhadas do que o modelo Hilux (maior) ou L200 (menor) da mesma fabricante, deixam a miniatura, após finalizada, com uma melhor apresentação, isto eu pude ver também visitando alguns sites de profissionais que reproduzem modelos policiais.
Os modelos em metal escala 1:24 normalmente utilizados por ter portas que abrem, detalhamento interno, as vezes luzes, como também por já possuir giroflex começam a ser substituídos por modelos em plástico, mais baratos e acessíveis, restando apenas conseguirem produzir os luminosos de teto (giroflex) mais parecidos com os modelos originais.
Modelo base, S10 da Roma Brinquedos
Utilizando a tinta acrílica fosca (amarelo ouro) da Acrilex
Já vi este modelo S10 reproduzido como viatura da PMMG, PMGO, PMPR, PMERJ, PMMS, Ambiental da PMESP e PRF.
↧
História da PMRN através de suas viaturas, parte 7
O ano era 1998, foi a primeira experiência em registrar as viaturas da PMRN, neste caso as do 1° BPM, uma peregrinação nas garagens do Batalhão, na Companhia de Rádio Patrulha e na área de atuação da minha Unidade, a Companhia de Proteção Ambiental e Apoio ao Turismo.
Gol Santana
Veraneio Blazer
Ipanema, o DETRAN adquiriu quatro para a PM, três foram para o policiamento turístico (148, 149 e 150) e uma para o BPTran, encontrei a mesma em 2003 na garagem do 1°DPRE no Alecrim aguardando descarga.
Sobreviventes da METROPOL, os caminhões Ford F12000 popularmente conhecidos como "espinha de peixe" eram utilizados para o transporte de tropa no 1°, 4° e 5° BPM, faça chuva, faça sol...
Os bugres eram para o policiamento turístico, mesmo pouco saindo do asfalto, o serviço era 24 por 48hs de folga neste veículo com banco de fibra de vidro e motor super barulhento.
Mais um gol, este identificado com a proposta do Batalhão de Polícia de Rádio Patrulha que teve pouca duração.
Registro até da moto do barbeiro do Batalhão
Kombi sobrevivente do Policiamento do Bairro, na imagem abaixo é possível vê-las no padrão azul claro e branco.
Outra sobrevivente da METROPOL, 098 no pátio da CPRP
Este padrão com faixas cinzas, anterior ao da "faixa amarela" do governo Garibaldi, foi utilizado por muito pouco tempo, era o início do policiamento turístico nesta Ipanema 149 e neste gol 088 ainda com a identificação da Companhia de Policiamento Escolar, era o final desta primeira experiência de modalidade de policiamento, abaixo um registro anterior da CPE e um posterior da 088 já na CPTur.
↧
Dicas para confecção da caixa protetora
Alguns amigos tem solicitado dicas para a confecção da caixa protetora que faço para as miniaturas, abaixo alguns paços simples só para minimizar algumas dúvidas...
No início fazia uma a uma as medições para cada caixa, que é uma parte massante, por isso buscando facilitar o processo passei a utilizar um molde em isopor, contudo, cada modelo tem uma dimensão diferente, seguindo as medidas da base da caixa.
Abaixo uma ideia já com a dica de deixar bordas, (que serão doradas para dentro), e ajudarão na colocação da fita isolante colorida nas laterias.
Abaixo uma ideia já com a dica de deixar bordas, (que serão doradas para dentro), e ajudarão na colocação da fita isolante colorida nas laterias.
Basta contornar o molde com caneta hidrocor e após o corte dobrar o acetato
Como já mostrado em publicações anteriores, a base é parte da caixa original do modelo, que é pintada de preto e a miniatura é fixada a ela com arame.
↧
↧
Compartilhando Experiências 04
↧
Compartilhando Experiências 05
Esta publicação homenageia alguns jovens colaboradores que encontraram neste blog a inspiração para desenvolver seus potenciais e mostrar que se você desejar muito algo, os obstáculos que surgem nada mais são que incentivos para melhorar e mostrar que, com criatividade e esforço pessoal é possível alcançar seus objetivos.
Parabenizo o esforço e a perseverança de vocês, isso por si só me incentiva a continuar compartilhando as minhas e principalmente as suas experiências.
######################
O Tenente Eliakim Claudino com a sua S-10 da PMPB, já dominando e aprimorando as técnicas de pintura, adesivagem e apresentação...
###################
O Felipe Soares com seu modelo Pálio da PMERJ, já iniciando a compartilhar seu trabalho no facebook "Miniaturas Rio de Janeiro" (Só Miniaturas)...
###################
E o Flávio Ferreira acelerando sua produção das L200 do policiamento rodoviário da PMPR e já atendendo pedidos...
↧
Fiat Uno e Chevrolet S-10 com o grafismo da PMRN
↧
Viaturas da PMSE
↧
↧
Polícia Militar do Estado de Sergipe - PMSE
↧
Rondas Especiais - RONDESP
RONDESP no 5°BPM em Natal, já conhecia esta modalidade de policiamento quando estive na Bahia, aqui, esta primeira viatura tem o mesmo padrão de cor e identificações das especializadas BPCHOQUE e ROCAM, aguardemos agora a finalidade, o emprego e claro a possibilidade de reprodução em miniatura.
RONDESP da Bahia...
Nascida como uma operação do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC), a RONDESP até 15 de maio de 2002, era empregada com uma única viatura operacional, que servia ao Capitão PM Coordenador, fiscalizando e supervisionando todos os serviços operacionais dos finais de semana, feriados e no período noturno e diurno na Cidade do Salvador.
Após a transferência dos Batalhões de Polícia Militar da capital para o interior, desmembrando a área de atuação para Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), verificou-se dentro da PMBA um aumento da necessidade de apoiar estas unidades com vistas ao combate da criminalidade, além de aumentar o número de viaturas realizando rondas ostensivas. Desta forma, foi criada a Operação RONDESP.
Muitos dos PM que estão nas RONDESP, vieram do Batalhão de Policia de Choque, das Companhias Especiais que faziam parte do conjunto de cinco Batalhões (5º, 6º, 7º, 8º e 12º) que existiam em Salvador e um na Região Metropolitana. Por isso, nota-se um perfil maduro e voluntarioso para as missões do rádio-patrulhamento ostensivo desta tropa.
Após a transferência dos Batalhões de Polícia Militar da capital para o interior, desmembrando a área de atuação para Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), verificou-se dentro da PMBA um aumento da necessidade de apoiar estas unidades com vistas ao combate da criminalidade, além de aumentar o número de viaturas realizando rondas ostensivas. Desta forma, foi criada a Operação RONDESP.
Muitos dos PM que estão nas RONDESP, vieram do Batalhão de Policia de Choque, das Companhias Especiais que faziam parte do conjunto de cinco Batalhões (5º, 6º, 7º, 8º e 12º) que existiam em Salvador e um na Região Metropolitana. Por isso, nota-se um perfil maduro e voluntarioso para as missões do rádio-patrulhamento ostensivo desta tropa.
Em 28 de julho de 2009 a tropa da RONDESP foi elevada a uma formatação maior, recebendo 40 viaturas e 575 PM, pois havia um desejo do Comando da PMBA anterior, em transformar a Operação Rondas Especiais em um batalhão de rádio-patrulhamento que seria subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), chegando-se a fazer estudos junto a Rota da PMESP e o BOPE da PMERJ, para formar a nova doutrina da Unidade.
Com a mudança do Comando Geral da PMBA, em 2009, a ideia da criação do Batalhão de Rondesp foi remodelada, surgindo o novo modelo de três Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT), dentro de Salvador e mais uma CIPT na Região Metropolitana. Esse é o nome correto das quatro novas Unidades, ficando RONDESP como nome de fantasia. Assim se tem hoje as três Rondesp/Atlântico, Rondesp/Baía de Todos os Santos, Rondesp/Central dentro de Salvador, e Rondesp/RMS atendendo os municípios da Região Metropolitana.
A RONDESP tem como objetivo fornecer à população soteropolitana e das cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), apoio tático móvel na atividade de segurança pública, além de servir de tropas de reação imediata e reforço operacional da capital, nas diversas áreas de atuação das Unidades Operacionais, dentro dos seus CPRC.
Muitos perguntam o motivo da RONDESP funcionar de forma tão eficiente. A resposta está na mobilidade que o efetivo tem, no poder de fogo, nas diligências, boa comunicação entre as guarnições, instrução continuada, com base no Projeto de Técnicas e Táticas PM (PTTPM).
↧
Área Integrada de Segurança Pública - AISP
O projeto das AISP em Natal começará pela área 04, que compreende os bairros de Petrópolis, Areia Preta e Mãe Luiza, oito veículos Volkswagen Gol já foram equipados, identificados e aguardam no pátio do Comando Geral da PM o lançamento oficial previsto para o dia 22 de julho de 2015.
As áreas 16 e 17 compreendem o município de Parnamirim.
Instalação dos equipamentos de rádio
Atualizando... em 22/07 novas identificações...
↧